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Dicas para preservar a saúde dos ossos

Durante a vida, nossos ossos sofrem um processo contínuo de remodelação. Explicando de forma simples, com o passar do tempo as células do tecido ósseo amadurecem e são removidas, dando espaço para células que formam um novo tecido e este é adicionado à musculatura.


Até a adolescência, esse processo acontece de forma mais rápida. É através deste processo que mantemos nosso esqueleto integro. Após os 30 anos de idade, o processo de remodelação vai ficando mais lento e a estrutura óssea tende a diminuir naturalmente com o passar do tempo.


Nas mulheres, a diminuição da estrutura óssea acontece de forma mais rápida do que nos homens, principalmente após entrar na menopausa.


Então podemos dizer que o envelhecimento está ligado à diminuição das estruturas ósseas, que eleva o risco de osteoporose (degeneração dos ossos).


Já que não podemos fugir do processo de envelhecimento, vão ai algumas dicas que podem contribuir para a manutenção da estrutura óssea independentemente da idade:


Atenção à sua dieta

Tenha o hábito de ingerir alimentos que contenham fonte de cálcio. Os laticínios são fontes desse mineral, mas há outros alimentos, como o suco de laranja, que também contém altos níveis de cálcio. Frutas, vegetais e grãos fornecem outros minerais cruciais para a saúde óssea, como é caso do magnésio e o fósforo.


Vitamina D é essencial

A vitamina D tem um papel importante na absorção de cálcio pelo organismo e na saúde dos ossos. Pode ser obtida por meio de alguns alimentos como gema de ovo, peixe de água salgada e fígado, mas a principal fonte de produção dessa vitamina é a exposição solar. A dica é procurar manter exposições regulares ao sol sem protetor solar antes das 10h e depois das 16h.


Não fume

O uso do cigarro pode agravar problemas ósseos, pois a nicotina inibe a produção de osteoblastos (célula responsável pela formação do osso).


Pratique exercícios físicos regulares

Assim como o músculo, o osso é um tecido que responde ao estimulo do exercício tornando-o mais forte. Exercícios de sustentação de peso como Pilates, musculação e caminhada são indicados para os ossos porque o forçam a trabalhar contra a gravidade.


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Dra. Renata Soriano

CREFITO/3 115669-F

Fisioterapeuta Especializada em Afecções da Coluna Vertebral e Mamãe da Lara.

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