top of page
  • Foto do escritorFt Renata Soriano

Deixa eu te contar minha história...


Já pensou em ter uma vida onde a dor não é fator limitante para seus movimentos, para suas atividades e até mesmo para os seus sonhos?


Meu nome é Renata Soriano, sou mamãe da Lara e fisioterapeuta que ama transformar limitações em movimento.


Desde cedo fui atleta de Natação, tinha o sonho de seguir carreira, mas meu corpo não aguentou, e aos 17 anos tive que abandonar esse sonho, já havia luxado o ombro direito 5x em prova e 2 dormindo, podia fazer uma cirurgia e colocar um ancora para dar sustentação, mas não iria muito longe. Sentia muita dor e mesmo assim seguia em frente com competições quase todos os finais de semana (já tentou falar para um atleta que está fora da prova porque está lesionado? A gente chega até a fingir que não está doendo rs...) com isso eu vivia na clínica de fisioterapia e a partir daí surgiu minha paixão pela profissão.


Me formei na Universidade Cidade de São Paulo em 2007, apaixonada pela vida de atleta, fiz minha primeira pós graduação em Ortopedia e Desportiva, mas logo depois de formada, uma das primeiras pacientes que atendi era um caso grave de compressão de nervo na cervical (região do pescoço) devido 3 hérnias de disco com prognóstico cirúrgico, sentia muita dor nos braços e fraqueza, porem ela tinha uma bebê recém-nascida e com isso o sonho de poder amamentar, segurar, dar banho etc... foi ai que entrou a Renata na história que por coincidência estava no módulo de coluna vertebral na pós graduação aprendendo exatamente sobre como tratar hérnia de disco. Essa paciente, a Andreia, no desespero rs.. confiou em mim e depois de 30 sessões não tinha mais nada de dor ou limitação e pode seguir seu sonho com a pequena Duda.


Acho que me sai muito bem nessa missão porque por incrível que pareça o “senhor Universo” começou a me trazer muitos pacientes com problema de coluna.

Nesta época aluguei uma casa bem antiga na Mooca – SP que chovia dentro, mas era o que dava para pagar, arrumei como consultório só a primeira sala logo entrando e rezava para o paciente não pedir para ir no banheiro. Era limpinho viu gente, mas era outra realidade parto daquela única sala montada.


As coisas foram se encaminhando e mudei para um lugar que não brotava água maaaas tinha escada. Conclusão, não podia divulgar a fisioterapia. Neste meio tempo minha bebê nasceu, minha vida virou de cabeça para baixo e como se não bastasse toda aquela loucura, ainda consegui entrar no curso de especialização da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo no curso que eu sonhava há anos em fazer de Afecções da Coluna Vertebral. Era uma terça feira, de repente recebo a ligação da diretora do curso dizendo que analisaram meu currículo e que no dia seguinte as 14h eu tinha que ir fazer a prova porque a turma já estava fechada e as aulas começavam no próximo sábado, pedi para uma amiga irmã me levar e ficar esperando com a Larinha no carro, não tinha com que deixar ela naquele momento e ela ainda mamava, sério, não sei como passei naquela prova e sei menos ainda como consegui concluir os quase 2 anos de curso.


Enquanto isso na clínica eu tinha feito parceria com a Psicóloga, Alessandra Andre e ficamos mais alguns anos lá até que a Psicóloga (doida como eu) topou embarcar em um sonho comigo e juntas montamos a clínica onde hoje acontecem os atendimentos, eu na área de fisio e ela na psicologia, pudemos agregar outros profissionais no espaço como Nutricionista, Dentista, Fonoaudióloga, Médica e finalmente pude dar continuidade ao meu sonho, consegui expandir e hoje posso contar com uma equipe extremamente engajada, onde:

Nosso objetivo não é vender um serviço, mas sim seguir um propósito.

Com isso, com muita alegria dou forma a um movimento que criei quando atendi aquela primeira paciente, onde juntos, fisioterapeuta e paciente, através de um modelo que abrange fatores biológicos, psicológicos e sociais da dor, chegamos ao nosso propósito que é acolher cada paciente na sua individualidade e oferecer condições para que a dor não seja fator limitante para a realização

dos seus sonhos.


120 visualizações0 comentário
bottom of page