top of page
  • Foto do escritorFt Renata Soriano

Sinto DOR quando faz FRIO!" "MITO OU VERDADE?"

"Meu ciático está doendo... Acho que vai esfriar.”

.


Está entre as frases Top 10 que mais escuto no consultório. O fato é que A QUEDA DE TEMPERATURA PODE SIM AUMENTAR DORES articulares e musculares.


Mas porqueeê?

A fisio responde... Nos dias frios, a tendência é ficarmos mais encolhidinhos com menos movimentos, o que acaba gerando maior rigidez muscular.


Para quem sofre de problemas articulares, geralmente sente piora no frio, isso acontece por conta do aumento da viscosidade do líquido que fica dentro da articulação (líquido sinovial) e acaba deixando o local mais rígido.


Em um estudo recente da Escola de Medicina da Universidade Harvard (EUA) e do Centro de Gerenciamento da Dor no Brigham and  Women’s Hospital, em Boston (EUA), 67% dos entrevistados responderam que sentem mais dor quando uma mudança brusca no clima se aproxima.


Essa relação se dá por conta da variação na pressão atmosférica. Dentro das articulações nos temos barorreceptores (sensores de pressão) que são sensíveis à mudanças repentinas de tempo. Quando a pressão barométrica cai, os tecidos do corpo podem se expandir, o que acaba por pressionar mais os nervos que controlam os sinais de dor. .

.

Então...SIM É FATO!!! .

.

Me conta, você é daqueles que sentem o frio chegando?




Em caso de dúvidas,

eu e minha equipe nos colocamos à sua disposição e teremos o maior prazer em lhe auxiliar.

Dra. Renata Soriano CREFITO/3 115669

Fisioterapeuta Especializada em Afecções da Coluna Vertebral e Mamãe da Lara.

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page